Transportes Públicos: Incentivo ao seu uso dos mais variados quadrantes

Medidas deixam ministros britânicos apeados

in Jornal Público 29.05.2010, Por Ana Fonseca Pereira "À excepção das principais figuras do Governo, os outros ministros passam a deslocar-se de metro, comboio ou a pé.

"A era da abundância acabou. Bem-vindos à era da austeridade." Não fosse o tema tão antipático e a ironia poderia bem ter sido usada por George Osborne, o ministro das Finanças britânico, quando na segunda-feira anunciou as primeiras medidas para redução do défice. E se o Reino Unido não foi o primeiro a lançar-se na árdua tarefa, foi mais longe do que qualquer país europeu nas medidas para limitar os gastos do Governo e dos seus gabinetes.

"Os ministros deverão andar a pé ou usar transportes públicos", anunciou o director do Tesouro, o liberal-democrata David Laws, explicando que os membros do Governo e directores dos serviços vão deixar de ter carro e motorista atribuído. Quando o comboio ou o metro não forem alternativa para deslocações de serviço, os dirigentes poderão recorrer aos Jaguar da frota executiva, "mas sempre que possível" partilhando-os com outro(s) colegas.

Por razões de protocolo e segurança, as novas regras não vão abranger as caras mais conhecidas do Governo (o primeiro-ministro e o seu vice, os ministros da Defesa, Negócios Estrangeiros, Interior e Finanças), ainda que Cameron seja um conhecido adepto da bicicleta e insista em percorrer a pé as ruas que ligam o seu gabinete, em Downing Street, ao Parlamento, para desagrado dos guarda-costas.

Ao deixar os ministros apeados, o Governo poupa aos cofres públicos cinco milhões de libras (5,7 milhões de euros), uma gota de água no oceano de 156 mil milhões de libras do défice actual. Mas Osborne e o seu "número dois" sabem que será impossível impor ao país as medidas de austeridade se os políticos, desacreditados pelo escândalo das despesas, "não pagarem a sua parte".

(...) E mesmo o recurso a táxis será limitado - a factura elevou-se só em 2009 a mais de 125 milhões de libras.




(...) Osborne foi muito claro quando explicou as novas regras: só cortando a direito nos gastos supérfluos, a coligação conseguirá manter o compromisso eleitoral de não reduzir os orçamentos da Saúde e Educação. Por isso, ironizava o diário londrino, ninguém deverá ficar espantado quando requisitar um carro e receber como resposta: "Senhor ministro, peço desculpa mas vai ter de ir de metropolitano". "




Coimbra congela preço dos transportes

in Jornal Público 29.05.2010
"Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) decidiram manter este ano os preços ao consumidor, apesar do aumento do IVA, para "não sobrecarregar" os munícipes nesta altura de crise, disse o administrador delegado, Manuel Oliveira.

"O preço dos transportes não vai aumentar em Coimbra, porque o presidente da câmara entende que não se deve sobrecarregar ainda mais os munícipes", afirmou Manuel Oliveira, em declarações à Lusa. O aumento do IVA em 1 por cento representará para os SMTUC, no segundo semestre deste ano, um agravamento de "36 milhões de euros", acrescentou.

Apesar de no ano passado terem registado uma quebra de 1 por cento na procura, os SMTUC esperam agora, com a manutenção dos preços, que "mais pessoas adiram ao transporte público" na cidade.

Há dias, o secretário de Estado dos Transportes anunciou que os preços dos títulos de transportes públicos serão revistos.

Os SMTUC são um dos serviços de transportes urbanos que têm exigido que o Governo os subsidie, à semelhança dos serviços homólogos de Lisboa e do Porto. "Continuaremos a funcionar com o apoio da câmara", disse o administrador delegado dos SMTUC, que não revêem os preços desde 2008."



Fontes:
http://jornal.publico.pt/noticia/29-05-2010/medidas-deixam-ministros-britanicos-apeados-19506058.htm
http://jornal.publico.pt/noticia/29-05-2010/coimbra-congela-preco-dos-transportes-19503934.htm
Imagem:
http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01526/atheistad_1526002c.jpg

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