Bike Buddies - MUBi


Imagine que quer começar a andar de bicicleta em Lisboa e não sabe como.
Há utilizadores experientes de bicicleta em contexto urbano, que estão dispostos a ajudá-la(o).
É isso mesmo que são os Bike Buddies, uma iniciativa da MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

Bike Buddy
O Bike Buddy (BB) é um projecto de mentorado de utilização de bicicleta da MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta -, que consiste no aconselhamento e acompanhamento de novos utilizadores de bicicleta nas suas primeiras deslocações em contexto urbano.

O que são os Bike Buddies
São sócios da MUBi que acompanham novos utilizadores nas suas primeiras experiências de bicicleta pela cidade, partilhando a sua experiência, aconselhando novos utilizadores de bicicletas quanto a rotas, equipamento, segurança, legislação, atalhos e truques que permitam facilitar a deslocação de bicicleta pela cidade.

Descrição do serviço
Serviço dirigido a potenciais utilizadores de bicicleta que consiste num tutor temporário que acompanha o utilizador inexperiente durante duas semanas (duas/três vezes por semana) nos trajectos casa-trabalho-casa, com o objectivo de familiarizar o novo utilizador com a bicicleta como meio de transporte em contexto urbano.
O objectivo do BB não é ensinar pessoas a andar de bicicleta. Para recorrer a este serviço é necessário, aliás, ter conhecimento prévio sobre como utilizar eficazmente a bicicleta e, preferencialmente, ter já alguma prática e destreza na condução de bicicleta.
O serviço é prestado a quem quer que o solicite, desde que tenha uma bicicleta em condições de utilização segura.
Este é um serviço prestado pela MUBi de forma gratuita (todos os buddies são voluntários).

Objectivos
Que quem quer começar a andar de bicicleta na cidade sinta que o pode fazer com o acompanhamento e segurança de utilizadores de bicicleta mais experientes. Que isto se possa traduzir em mais gente a andar de bicicleta.

Bike Buddy: De quem e para quem?
Da MUBi para todos.

Pedir um Bike Buddy, aqui: http://bikebuddy.mubi.pt/

Artigo no Jornal Público - Voluntários ajudam ciclistas inexperientes a pedalar na cidade: http://www.publico.pt/Local/voluntarios-ajudam-ciclistas-inexperientes-a-pedalar-na-cidade_1487976#Comente

Fonte e imagem: http://bikebuddy.mubi.pt/inicio.html

foto © lisbon cycle chichttp://www.flickr.com/photos/lisboncyclechic/5162048822/shapeimage_3_link_0

1 comentário: