A Primavera da Calçada da Ajuda: jacarandás num piso de peças pretas e brancas


Nos próximos 18 meses vai nascer na irregular rua uma paisagem roxa.

"João Nunes, um dos arquitectos paisagistas do projecto de requalificação da Calçada da Ajuda, em Lisboa, apresentou esta semana numa sessão de esclarecimento ao público as obras de mais de um milhão e meio de euros. O objectivo é melhorar as condições de circulação dos peões e combater o estacionamento abusivo.
A Calçada da Ajuda vai ser refeita da zona de Belém ao Palácio da Ajuda, custando à Câmara de Lisboa (CML) mais de 1,6 milhões de euros. Em todo o comprimento da rua nascerá um passeio que conjuga a calçada portuguesa com modernas peças pretas e brancas horizontais e que será mais largo ou mais estreito conforme as zonas. ”Sofre alterações consoante o perfil da rua, mantendo-se sempre a faixa de rodagem da mesma largura”, explica João Nunes. Serão plantados jacarandás para fazer a ligação entre "o Jardim Botânico e o centro de Belém e o Palácio da Ajuda”, afirma.
O piso complicado e ondulante da Calçada origina estacionamentos abusivos na faixa de rodagem e em cima dos passeios. Para combater este fenómeno, a equipa de arquitectos da Sociedade de Reabilitação Urbana de Lisboa Ocidental (SRU) decidiu criar grandes passeios, dando prioridade à circulação dos peões. As árvores de flores roxas pretendem, além de colorir a rua, impedir que os veículos subam os passeios. “O estacionamento abusivo será combatido com a redução do perfil” da faixa de rodagem. Mas o número de lugares de estacionamento mantêm-se.
A reorganização do espaço será feita em três fases. No próximo mês, a empreitada começa junto ao antigo Museu dos Coches e vai até ao INEM. Nesta primeira fase, durante sete meses, a circulação no sentido descendente será cortada tanto para veículos privados como públicos, desviando-se o trânsito para a Calçada do Galvão.
A segunda fase ocorrerá no troço entre o INEM e o Jardim Botânico, durando oito meses, e a terceira concluirá, por mais quatro meses, a empreitada até ao Palácio da Ajuda.
A Empreitada para a Reabilitação do Espaço Público e Renovação das Infra-estruturas da Calçada da Ajuda é um projecto em estudo há quatro anos pela SRU, a empresa da CML que fiscaliza e licencia obras de reabilitação."

Sem comentários:

Enviar um comentário