Conduzir, não conduzir

Conduzir, não conduzir

in Diário de Notícias, 24 de Outubro, 2010

por FERNANDA CÂNCIO


"Há grupos no Facebook, 'chats' na Net, e até estudos sobre quem não guia, nunca guiou, nunca quis guiar. Deficiência social e óbice profissional, a falta de carta pode afinal ser um orgulho. Ou que remédio.
Num mundo em que ter carta e carro é rito de passagem para a idade adulta e símbolo de sucesso, quem escolhe não conduzir pode sentir-se uma aberração. Há quem tenha - ou arranje - resposta para o porquê, e quem nem se interrogue.
Preguiça, medo, trauma, recusa de crescer, aversão a máquinas, psicanalitiquices à escolha. Há estudos sobre isso, inquéritos, teorias. Um escritor britânico residente em Los Angeles, a cidade mais inimiga de peões dos EUA, país em que a carta de condução é bilhete de identidade oficial, escreve no LA Times: "Gastei milhares de dólares em terapia a tentar perceber; o meu psiquiatra fica todo excitado de cada vez que falamos disto. Diz: 'Chegaremos a algum lado quando percebermos de vez por que raio não guias.'" Richard Rayner - o nome do escritor - elenca as possibilidades. "Será medo? Terei assim tanta relutância de assumir o comando da minha vida? Li Pela Estrada Fora, de Kerouac, ok? Acham que não percebo que guiar, acelerar pela noite fora com o vento quente a despentear-nos o cabelo é uma imagem primordial da liberdade à americana, e que Los Angeles é o epicentro geográfico dessa ideia? Terei uma relutância edipiana em competir com o meu já desaparecido pai, um playboy que fazia corridas, dono de uma sucessão de Aston Martins e Lancias e sexys Jaguares, e que, um dia, quando tinha eu sete anos e estava ao lado dele num Minicooper, apontou para o velocímetro - passava dos 150 km/ hora -, tirou as mãos do volante e começou a cantar: 'Não temos bananas, não temos bananas hoje'? Sim, ponham uma cruz em todas as opções acima."
Conduzir, não conduzir: Alain Resnais poderia bem ter filmado uma história assim, depois de Smoking/No Smoking (1993). Aliás, tanto de comum entre dois temas aparentemente tão díspares. Diga-o o produtor de TV Pedro Curto, 48 anos, sócio de Piet Hein na CBV, por acaso um fumador inveterado. "A cidade está formatada para automobilista e não para peões. O maior pesadelo são os carros em cima dos passeios, mas sente-se a cada momento, no tempo de atravessamento dos semáforos, por exemplo, ou nas barreiras que fazem com que andes quilómetros porque não podes atravessar. E é-se tratado como maluco, com uma agressividade incrível, de cada vez que se protesta." Como os não fumadores no tempo em que em todos os lugares se fumava e se arrogava esse direito como absoluto - precisamente. "Ah, pois é, nunca tinha feito essa ligação." A analogia não se fica por aqui: o facto de alguém não fumar foi durante muito tempo visto como uma falta de sofisticação, de modernidade, uma falha social e cultural que suscitava condescendência piedosa ou aberto desprezo. Tal qual o que se passa com quem não guia. Com a agravante de poder ser, profissionalmente, um óbice. "As pessoas olham-te como um alien por não teres carta e carro. Perguntam: como é que és produtor sem carro? O que posso garantir é que nunca deixei de fazer uma coisa por não ter carro." Nem trabalho, nem férias, nem nada. "Quando me apetece ir para algum lado, Meco ou Alentejo, por exemplo, nunca me apetece ir sozinho, portanto... As pessoas têm o pensamento pindérico de que o carro dá estatuto socialmente."
Em alternativa, Pedro anda. Muito. "Quando tinha escritório nas Amoreiras ia todos os dias a pé para casa, que é em Alvalade. Ao andar a pé resolvem-se imensas coisas na cabeça. Penso muito melhor a andar. E gosto de me cruzar com as pessoas - tens muito mais noção do mundo real que se fores metido no carro. Costumo dizer que sou mais urbano que os semáforos, vivo muito a cidade." Quando não dá para ir a pé, o metro e o táxi são as opções. Com predominância para o primeiro: "Estou fascinado com o metro - é fantástico, barato, rápido, vais a ler, só tens vantagens."
A mesma sorte não tem Constança Cunha e Sá, jornalista, 52 anos. Editora de Política da TVI, vê-se, ela que vive no centro de Lisboa, a trabalhar em Queluz de Baixo, num lugar onde só se chega de automóvel. "Nunca tinha sentido falta, sempre me arranjei com os transportes públicos (gosto imenso de comboio e de metro). Agora sinto um bocado porque gasto uma fortuna em táxi. As coisas estão feitas - por exemplo a localização das empresas - presumindo que toda a gente tem carro. O que é, obviamente, um pressuposto errado. Fala-se muito na redução do transporte individual, mas está tudo pensado para quem tem." Uma discriminação também anotada nos espantos coleccionados ao longo da vida. "Sim, os não condutores são vistos como deficientes sociais. Só me lembro de uma reacção positiva. Fui ao Ministério dos Negócios Estrangei-ros falar com um diplomata e ele perguntou onde tinha arrumado o carro. Eu disse que não tinha, e ele: 'Ai que civilizado'."
Precisamente: há estudos por esse mundo fora para tentar perceber porque é que algumas pessoas não guiam... como pista para as melhores formas de desincentivar outras de guiar. A conclusão é de que resulta dar o máximo de informação sobre as desvantagens do automóvel - do que se gasta aos seus perigos, passando pelo stress de ter de encontrar lugar, de proteger o objecto de vandalismos e roubos, etc. O ex-jornalista António Tavares-Teles, 68 anos, atesta a justeza desta perspectiva. "É muito mais barato por exemplo andar de táxi. Quando eu vivia em Cascais - agora vivo em Vilamoura -, ia e vinha de táxi e um amigo disse: 'Porque não compras um carro e não pões um chofer?' E eu respondi: 'É o que tenho'. Se gasto mais? As pessoas quando andam de carro esquecem-se que têm de o pagar, do quanto ele se desvaloriza, da gasolina, do seguro, se bate, a revisão. E, veja, tenho um carro excelente, um Mercedes, com motorista - e faz-me recados, coisa que um carro sozinho não faria." A relação é de tal forma estreita que, garante, é convidado todos os anos para o jantar de Natal da empresa de táxis. "As únicas vezes em que sinto que o carro me faz falta é quando me apetece viajar sozinho e não posso. Sei lá, ir almoçar ao Fialho e não depender de ninguém. O carro tem as suas funções, haverá quem não possa viver sem carro, mas em Portugal isso correspondeu a uma ascensão social - tenho um certo desprezo por aquela pequena burguesia que começou a andar de chavinha." Acresce uma autodiagnosticada aversão a máquinas, que encontra eco em Helena Barros, 58 anos, directora de um colégio privado para crianças dos três aos dez. "Até a minha máquina de lavar só tem um programa para poder funcionar com ela. Nunca me sentei a um volante, nunca tive essa curiosidade. Mas, pensando nos motivos pelos quais recusei tirar a carta aos 20 e tal anos, quando todas as minhas amigas tiraram - haverá alguma razão, eu é que nunca a procurei, achava que era falta de interesse -, pode ser um bocado não querer ter mais uma responsabilidade, o medo de provocar um acidente, magoar, fazer mal aos outros." Ainda assim, confessa que de vez em quando, ao passar numa escola de condução, pensa em tentar. "Não posso dizer que me arrependa, mas acabo por me sentir um bocado dependente. Já pensei que se desse uma coisinha má ao meu marido ficava sem carro. Às vezes olho para os carros e penso, se tirasse a carta que carro guiaria. Gostava do Renault seis e do dois cavalos - uma vez o meu marido disse-me que tinha visto um à venda e ia comprar para eu aprender a guiar. Respondi: nem pensar."
Pode ser que, a partir de uma certa altura, aquilo que aconteceu como acaso se torne, face à estranheza, insistência e até aversão do mundo, uma resolução inabalável, um orgulho idiossincrático feito de hábito, preguiça e ironia. Constança, que em miúda até deu "umas voltinhas, na brincadeira", não se vê a inverter a marcha. "Desagrada-me a ideia das burocracias, das aulas... E não gosto mesmo de andar de carro; quando vou à frente sou daquelas que vai sempre a travar." Ri. E partilha o seu pesadelo cómico: "Tenho um sonho recorrente de que estou a guiar sem carta, a passar pela polícia e tudo - lá vou eu, sem saber bem o que estou a fazer." Pode ser isso, afinal: a consciência aguda do quanto é estranha essa simbiose, de que ninguém sabe muito bem o que faz atrás de um volante."

Fonte e imagem:
http://dn.sapo.pt/gente/interior.aspx?content_id=1692952

Sem comentários:

Enviar um comentário