BRT no Campus de Gualtar
-
A inclusão de parte da linha vermelha do BRT-Braga no Campus de Gualtar
constitui uma oportunidade imperdível para a UM promover uma r(...)
Tour dos Trópicos": David Byrne (músico) e Eduardo Vasconcellos (urbanista)
![]() |
Bike em Paraty |
"O primeiro a falar foi o David Byrne que estava lançando o livro "Diários de bicicleta".
Ele como turista gosta de visitar os lugares de bicicleta porque pode ver e apreciar coisas que de outra forma não veria.
Acredita que nosso modelo atual de cidade isola as pessoas, e a cidade na verdade é um lugar de diversidade e troca.
Mostrou com algumas imagens de Frank Lloyd Wright, Le Corbusier e outros, a ideia de cidade do futuro no Século XX. Ela é cheia de 'highways', sem lugares para interação humana ou o encontro de pessoas. São cidades cheias de torres isoladas, acabando com as ruas, uma ideia bastante influente do século passado...
A GM era durante todo esse período a maior corporação do mundo e apoiava as ideias de construção de largos 'boulevards' para muitos carros. Essa configuração é hostil para os pedestres e as cidades hoje são assim graças a essas influências.
As ruas menores tem um modelo mais caótico, pois as pessoas se encontram mais, e você nunca sabe com quem vai cruzar. Na Europa as coisas já estão mudando. Já existem cidades que tem no mesmo espaço em conjunto, bicicletas, carros e pedestres.
O Eduardo também defendeu a mudança na qualidade de vida das cidades. Mas aqui no Brasil elas vão ter que passar antes por um aumento da cidadania da população. As pessoas não conhecem seus direitos nem deveres para poderem lutar por melhores condições. Aqui quem vai a pé ou de 'bike' trabalhar é porque não tem dinheiro, fazem parte de uma classe de baixa renda.
No Brasil também ainda há o mito que todos preferem o automóvel, que faz parte da proposta desenvolvimentista dos anos 70. Assim as classes de renda mais alta, que têm um ou mais carros, ocupam mais espaço público e gastam mais recursos (energia) e poluem mais que as de renda baixa.
É preciso gerar conhecimento para gerar constrangimento ético, para que as pessoas usem mais o transporte público, a bicicleta ou andem a pé. Transformar esse espaço hoje hostil às pessoas e caminhar em direção a uma nova cidade.
A palestra do David Byrne foi bastante esperada, foi legal, mas as pessoas claramente esperavam mais, talvez que ele cantasse?"
Imagens e textos de Madame de Stael
Fonte e imagem:
Etiquetas:
Bicicletas,
Brasil,
David Byrne,
Diários de Bicicleta,
Eduardo Vasconcellos,
FLIP,
Frank Lloyd Wright,
General Motors,
GM,
Le Corbusier,
Literatura,
Madame de Stael,
Paraty,
Urbanismo
Barato e saudável: esqueça o carro | euronews, U talk
Questão de Dora, Portugal :
“- Olá, o meu nome é Dora Pinto e a minha questão é a seguinte: vivemos numa sociedade cada vez mais sedentária em que as pessoas comem demasiadas calorias. Gostava de saber se podemos inverter esta situação e de que forma?”
Resposta de Randy Rzewnicki, responsável da Federação Europeia de Ciclismo:
“- O que podemos fazer? Em primeiro, o mais importante é usar menos o carro, muito menos Porquê? Porque isso significa ter de andar, pedalar ou usar transportes públicos. E isso é mais saudável, porque como a maioria das pessoas sabe, caminhar ou andar de bicicleta, movimentar-se todos os dias, é o que há que fazer.
Todos o faziam há 50 ou 100 anos, fazia parte do estilo de vida. E agora podemos fazer tudo sentados…por isso há que comer menos e movimentar-se mais durante o dia, ao longo de todo o dia. Andar, andar, andar, subir as escadas, deslocar-se para falar com os colegas de trabalho em vez de os contactar por telefone ou email…todos esses pequenos gestos podem marcar uma enorme diferença, mas o mais importante é usar cada vez menos o carro.
Estou muito satisfeito porque no mês passado apresentaram uma proposta no Parlamento Europeu para impor uma velocidade máxima de 30 quilómetros por hora em todas as zonas residenciais da Europa.
Se for adotada, vai ser um enorme avanço, porque a sensação de insegurança vem dos camiões e autocarros que circulam a uma velocidade inadequada.
Outro ponto importante a destacar é que ir de bicicleta e caminhar são atividades muito seguras. São atividades completamente seguras embora se tenha a percepção de que não o são. As estatísticas são muito tranquilizadoras, por isso a grande pergunta é o que se pode fazer para mudar essa percepção.”
“Para colocar uma questão, faça-o através do nosso site www.euronews.net”.
Copyright © 2011 euronews
Fonte:
Bicicleta/Carrinho de bebé
Taga 2 in 1 Pushchair and Bike
"The unique and innovative design of Taga combines a premium pushchair with a bike to create a new multifunctional mode of transport, turning a typical journey into an adventure
Use Taga in the bike mode to travel around the city and on reaching your destination simply transform into a pushchair within seconds to continue your journey on foot
The 3-wheel structure enables safe mounting and dismounting for the child."
Use Taga in the bike mode to travel around the city and on reaching your destination simply transform into a pushchair within seconds to continue your journey on foot
The 3-wheel structure enables safe mounting and dismounting for the child."
Subscrever:
Mensagens (Atom)