Praça do Comércio - Artigos no Jornal Público, 9 de Maio de 2009


É assim que vai ficar a Praça do Comércio depois das obras
por, Ana Henriques
"Sem calçada portuguesa e com a placa central em tons de terra, o novo Terreiro do Paço vai poder ser discutido pelos cidadãos
É uma praça cor de terra, com losangos, a que o arquitecto Bruno Soares desenhou para o renovado Terreiro do Paço. O projecto foi ontem finalmente dado a conhecer, depois de ter sido mantido em segredo mais de um mês, e inclui um substancial alargamento dos passeios e grandes restrições à circulação automóvel. A calçada à portuguesa desaparece do local, enquanto o Cais das Colunas surge transformado numa plataforma circular.
Até ao final do século XIX, o Terreiro do Paço não estava pavimentado: era, como o nome indica, uma praça de terra. Foi essa memória que Bruno Soares quis manter no trabalho que desenvolveu para a Sociedade Frente Tejo. A cor das fachadas dos edifícios mantém-se igual. Depois há um corredor de pedra que marca o caminho entre o arco da Rua Augusta e o rio - e que tem sido até agora, nas apresentações restritas que o arquitecto tem feito do seu projecto, o aspecto mais contestado. Há quem diga que divide desnecessariamente a praça ao meio. "Isto não é nenhuma passadeira esquisita. É um passeio em pedra em direcção ao Cais das Colunas", disse ontem Bruno Soares em defesa da sua dama.
Alargados, os passeios laterais da praça servirão para albergar esplanadas. Ali, o pavimento será de lioz e terá desenhadas umas linhas desencontradas que correspondem às rotas de navegação dos portugueses no século XVI tal como aparecem nas cartas da época. Para os peões há boas notícias: de acordo com os dados fornecidos ontem, a área destinada à circulação automóvel passará dos actuais 40 por cento da praça para 11 por cento.
Se for por diante o novo plano de circulação rodoviária gizado pela Câmara de Lisboa, os veículos particulares apenas poderão circular paralelamente ao rio, ou seja, no troço entre a Av. do Infante D. Henrique e a Av. da Ribeira das Naus, ficando proibidos de aceder ao Terreiro do Paço pelas perpendiculares ao Tejo, nomeadamente pela Rua da Prata. E mesmo aqui com restrições de velocidade. As cinco faixas de rodagem que hoje existem na Ribeira das Naus serão reduzidas a duas. Os transportes públicos serão desviados para a Rua do Arsenal e para a Rua da Alfândega, por forma a não cruzarem a praça. Os únicos veículos que serão autorizados a parar nela serão os eléctricos.
A remodelação do Terreiro do Paço tem de ficar pronta a tempo das comemorações do centenário da República, que se realizam em Outubro do ano que vem. E embora o projecto ontem apresentado seja aquele que, em princípio, irá por diante, ele poderá vir incorporar sugestões ou alterações sugeridas por todos aqueles que quiserem participar neste debate.
Os desenhos serão colocados no site da Sociedade Frente Tejo a partir do próximo dia 12. O presidente desta entidade, o arquitecto Biencard Cruz, comprometeu-se ontem a "promover o envolvimento dos cidadãos" - "porque a praça é de todos, e não apenas dos especialistas" em urbanismo e arquitectura.
Bruno Soares explicou que os 3,5 hectares da Praça do Comércio - um tamanho bem maior do que o de outras praças de referência europeias, como a Plaza Mayor, em Madrid, ou a praça central de Bruxelas - não permitem criar no seu centro, desabrigado e exposto ao Tejo, uma zona de estar. Por isso é que as esplanadas foram remetidas para debaixo das arcadas e respectivos passeios adjacentes.
Orçada em 8,5 milhões - verba que inclui a consolidação do torreão poente -, a reabilitação da praça inclui a alteração da iluminação nocturna."


Que futuro para a praça?
por Paulo Ferrero, Bernardo F. de Carvalho, Carlos F. de Moura, Luís Marques da Silva, Jorge Santos Silva, Nuno Santos Silva e António Sérgio Rosa de Carvalho (Pelo Fórum Cidadania Lx)
"O Terreiro do Paço é uma das praças maiores e mais bonitas da Europa, porta de entrada de Lisboa e centro a partir do qual a cidade ressuscitada se desenvolve. A nossa "Real Praça do Comércio", ponto fulcral de todo um décor de um Projecto Mercantilista e Modernizante nunca conseguido, onde toda uma simbologia é desenvolvida: a geometria, o numeralismo, etc. A inclinação dos bordos em relação à estátua, para que os que se lhe aproximem sejam reduzidos à sua "insignificância" por D. José, o nosso Rei-Sol. A luminosidade que a todos encandeia e que de todos os lados reflecte. Simbolismo materializado pela conjugação da vontade do homem e da domesticação dos materiais. Por tudo isso, o Terreiro do Paço é Monumento Nacional. Mas a relação do lisboeta com o Terreiro do Paço é ambígua, bipolar. Da cor das fachadas (era "amarelo de Nápoles" quando podia ser rosa, de Bragança; foi verde-garrafa, e voltou a amarelo) ao abandono do Arco Triunfal, aos torreões "mais para lá do que para cá"; aos elementos espúrios, ao "tratamento" do Cais das Colunas, à boca de metro em plena arcada, aos pilaretes, quiosques, e aos esventramentos sucessivos do subsolo. Foi parque de estacionamento. Tem sido feira popular e estaminé.
A decisão oculta
Lembrou a alguém, a propósito do Centenário da República, fazer dela o palco de 2010. Contagiado pelo despotismo esclarecido de antanho, decidiu e não auscultou ninguém, muito menos a "plebe". O projecto é facto consumado. Da placa central? Reafectação dos pisos térreos? Correcção dos "embelezamentos"? Limpeza do arco e da estátua? Eternizar a veia de quermesse? Mastros, toldos, "bandeirinhas"? Publicidade a troco de ?? Toque de "contemporaneidade"?
O projecto divulgado em sessão privada da CML emoldura o Terreiro do Paço com piso riscado, invocando a cartografia do século XVI. A placa central é preenchida por uma desconcertante rede de losangos ocre, de areão, a "condizer" com as fachadas dos edifícios, num imenso tartan de gosto duvidoso, debruado a risquinha cinzenta e rematado por um losango verde-garrafa sob o plinto da estátua, em "pandan" com o verdete. Aplana-se a placa central com uma "bancada" de um metro de alto, em degraus, ao longo de toda a frente-rio, para banhos de sol, farturas e passear o cão.
É este o Terreiro do Paço pelo qual tanto temos aguardado? Por que não houve concurso para a selecção do projectista? Quem se arrogou o poder de escolher uma solução que não foi divulgada, muito menos discutida?
Que Terreiro do Paço?
É preciso respeitar o seu simbolismo, história, monumentalidade, magnificência, luminosidade, assimetria, estética, cromatismo e ligação ao rio, que fazem dele um local tão aparentemente minimalista e inóspito quanto, seguramente, belo e único. O que tem o losango que ver com o Barroco? E o areão, mais apropriado a paredões e pistas de atletismo? O argumento da luminosidade excessiva é capcioso e não inviabiliza o lioz, ou as lajes de pedra do mesmo tipo das sob as arcadas. O alargamento dos passeios laterais pode ser em calçada portuguesa, sem recurso à "cartografia". Não é a calçada um ex libris alfacinha, defendida publicamente, e bem, pelo próprio Presidente da CML?
E será que a sombra, ou a falta dela, é um problema sério? Terá sido esta praça construída como praceta? Não é ela um local monumental, aberto ao rio, ao vento e à luz? Mas se for preciso ter sombra, por que não as árvores de alinhamento de há 100 anos? Não são elas um modo natural e não intrusivo de sombreado, impeditivo da publicidade e da ocupação abusiva da praça? Ou uma solução mais criativa ("elevando a fasquia"), com laranjeiras em grandes vasos bordejando as arcadas. E bancos? Com costas e em mármore (Praça do Império)? Sem costas (Rossio)?
Por fim, não colhe a ideia do corredor central em piso diferenciado, perpendicular ao Arco, cruzando a estátua e prosseguindo até aos degraus do remate junto à marginal. Porque o peão não precisa que lhe indiquem por onde circular. Permita-se-lhe o gozo aleatório, sem pressas, buzinas e lixo. A contemplação. O horizonte, a luz e o vento. O registo imponente, solene, estático, contemplativo, livre aos elementos, do projecto original. Há quem gabe o arrojo do novo projecto. Contudo, cremos que arrojo é decidir sobre a praça mais monumental do país às escondidas de todos. Haja debate!"


"Sobreelevação da placa central pode prejudicar vistas dos transeuntes
Vereadora do PSD especializada em urbanismo teme criação de barreira
Quem olha para as imagens ontem divulgadas não se apercebe do pormenor. Só usando a lupa no computador se conseguem ver os degraus entre a parte da placa central da Praça do Comércio mais próxima do rio e a estrada que corre paralela ao Tejo.
Especialista em urbanismo, a vereadora da Câmara de Lisboa Margarida Saavedra, do PSD, teme que a sobreelevação da praça do lado sul seja o principal problema deste projecto. É que essa sobreelevação terá perto de um metro de altura - o que, no seu entender, poderá prejudicar as vistas da praça de todos os que dela se aproximarem vindos do lado do Cais do Sodré, do lado de Santa Apolónia ou mesmo do rio, porque ficarão num plano mais baixo. "Com a criação desta barreira, a comunhão que existe entre a cidade e o rio desfaz-se", avisa a autarca. "Enquanto este aspecto não for devidamente explicado pela Sociedade Frente Tejo, tenho as maiores dúvidas sobre esta intervenção prevista no Terreiro do Paço".
Na apresentação do projecto que fez ontem, o seu autor, o arquitecto Bruno Soares, disse que o Cais das Colunas ficará 75 centímetros mais baixo do que a plataforma central do Terreiro do Paço. "Na zona em que surge sobreelevada a placa central ficará ao nível da cintura do peão", refere a vereadora do PSD, que diz já ter pedido explicações a Bruno Soares. "E quem ali passa de carro também verá as suas vistas comprometidas. Tal como quem chega de cacilheiro ou nos navios de cruzeiro".
Neste momento, a praça não é propriamente plana - apresenta-se abaulada nas laterais -, mas a sua placa central não tem quaisquer desníveis ou degraus. "A sobreelevação cria, sobretudo junto aos torreões do Terreiro do Paço, uma perspectiva totalmente diferente da que existe hoje", repete a vereadora. Sobreelevada, desta vez em relação à placa central, vai ficar também a estátua de D. José: Bruno Soares desenhou três degraus que a fazem destacar-se do chão.
O projecto - incluindo as restrições ao trânsito a ele associadas - deverá ser discutido ainda este mês na Câmara de Lisboa. Mas o parecer da autarquia não é vinculativo, uma vez que se trata de uma obra a cargo da administração central. "Queremos que os peões prevaleçam sobre o automóvel", disse ontem Bruno Soares. "Entre Santa Apolónia e a 24 de Julho vai ter de se andar devagar"."

Fonte:
http://www.publico.clix.pt/
Imagem:
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=28B6BEFB-DB14-4D11-A709-6D55F5B1A5AF

Sem comentários:

Enviar um comentário