"Projecto de remodelação do Terreiro do Paço não convence arquitectos"


in Jornal Público
28.05.2009 - Ana Henriques
"Não foi uma noite fácil aquela que o autor do projecto de remodelação do Terreiro do Paço viveu na terça-feira na Ordem dos Arquitectos. A apresentação do seu trabalho foi brindada com uma chuva de críticas por parte dos seus pares, que não gostaram nem dos losangos que desenhou para a placa central nem dos degraus que ele quer fazer a separá-la do rio.

Nem os 68 anos de Bruno Soares impediram a truculência de alguns dos arquitectos presentes nesta sessão destinada a discutir o seu trabalho. “Há um certo atrevimento em criar losangos ou degrauzinhos numa praça com a transcendência desta”, observou Carrilho da Graça. Quanto às linhas se prevê que venham a ornamentar os passeios junto às arcadas, inspiradas nas antigas cartas de marear, lembram a Carrilho da Graça “os tempos do fascismo e a exposição do mundo português”. Foram poucos os elogios que se ouviram ao projecto, à excepção da intenção de reduzir o tráfego automóvel.

Já confrontado com os mesmos reparos noutras ocasiões, Bruno Soares admite esbater os losangos no desenho da placa central, mas insiste nos degraus e na rampa do seu lado sul, de forma a que quem se aproxima do rio fique num plano sobreelevado em relação ao Tejo antes de atravessar a estrada que liga a placa central ao Cais das Colunas. É também para esta zona do Terreiro do Paço, entre o torreão poente e o Cais das Colunas, que está prevista uma rampa, de modo a permitir o acesso de deficientes. Mas os desníveis na praça hoje plana não ficam por aqui. Depois de ter percebido que a parte poente das arcadas está afundada porque o edifício abateu ainda durante a sua construção, feita após o terramoto de 1755, Bruno Soares resolveu realçar esse desnível, hoje invisível a olho nu, instalando uns degraus no passeio que corre junto às arcadas, antes do torreão. O projecto prevê ainda alguns degraus em redor da estátua de D. José, para salientar a sua importância. “Vou rever o desenho dos degraus”, prometeu Bruno Soares depois de terminado o debate.

Igualmente pouco apreciado foi o corredor em pedra a marcar o percurso entre o arco da Rua Augusta e o Cais das Colunas. “As pessoas não precisam de uma seta” para chegar ao rio, disse Carrilho da Graça. Michel Toussaint concordou: “Não precisamos que nos dirijam os passos”. Por esta altura já Bruno Soares admitia que talvez não fosse absolutamente necessário marcar este eixo no pavimento, que iria dividir a praça a meio, longitudinalmente. Também presente no debate, o historiador Rui Tavares alvitrou um eventual regresso ao Terreiro do Paço das árvores que um dia já houve ali: “Não há razões históricas para a sua exclusão definitiva”.

O facto de Bruno Soares ter sido escolhido pelo Estado, via Sociedade Frente Tejo, para remodelar o Terreiro do Paço, sem qualquer espécie de concurso público, foi um facto que não passou despercebido aos seus pares. Afinal, qual seria o arquitecto que não gostaria de ter uma oportunidade destas? O caso complica-se por já ter havido uma dupla de arquitectos a quem, nos anos 90, foi encomendada e paga a reformulação da praça, sem que o trabalho alguma vez tivesse saído do papel. Estavam presentes no debate – e também não gostaram das soluções de Bruno Soares para o local.

“Estamos a construir Portugal ao ritmo das festas”, observou outro arquitecto, Luís Afonso, numa referência à pressa de remodelar o Terreiro do Paço a tempo das comemorações do centenário da república, Outubro de 2010. “E de vez em quando até a Ordem dos Arquitectos embarca nisso. Em vez de estarmos a discutir um só projecto para o Terreiro do Paço, era mais interessante podermos estar a discutir 50”, defendeu, numa alusão à “inconcebível” falta de concurso público neste e em muitos outros casos.

“O projecto ainda está aquém do que desejávamos. E isso causa-me tristeza e mágoa”. Mesmo não tendo encerrado o debate, as palavras de Carrilho da Graça exprimiram a desilusão dos arquitectos que também gostavam de ter sido convidados a redesenhar o Terreiro do Paço.

Fonte e imagem:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1383237

Sem comentários:

Enviar um comentário